terça-feira, abril 30, 2013

Light Box


A partir da mente da professora de artes visuais Helena Leal, surgiu a Light Box.
Este é um projecto que dá uma nova dinâmica à comum luz de presença, enriquecendo-a com uma elegante caixa de madeira e, o mais cool de tudo, com uma mensagem pessoal / personalizável.
As Light Box têm ainda a particularidade de possuírem um vidro amovível, de serem equipadas com tecnologia led e alimentadas a bateria o que lhes confere uma autonomia até 24 horas.
Neste momento as caixas luminosas existem nos tamanhos de 35x12x18 e 23x15x12, mas podem existir noutros tamanhos negociados entre o cliente e a empresa.



Discos novos na Zona 8

Footprintz "escape yourself" [Visionquest]

São várias as duplas de músicos que fazem as suas produções á base de sintetizadores e o fazem relativamente bem: Soft Cell, Pet Shop Boys, Orchestral Manoeuvres in the Dark, Erasure, Eurythmics ou Yazoo. Quase todos eles dos anos 80.
Inspirados no melhores momentos (dos anos 80 e desses grupos) a dupla Clarian North e Adam Hunter, é como que diz os Footprintz, lançaram um agradável álbum de estreia, onde se fala do crescimento, da difícil transição da adolescencia para a idade adulta.
Musicalmente os Footprintz apresentam um disco de pop underground, mas que soa bem a qualquer ouvido (principalmente a que passou pelos anos 80 e 90).






Bonobo "the north borders" [Ninja Tune]


O terceiro disco de Si Green, a.k.a. Bonobo, continua elevar a fasquia e a trazer música moderna cheia de sentimentos e emoções fortes.
"The North Borders" é um disco que funciona facilmente na pista de dança, ou do lado oposto, na intimidade do lar, ritmos two-step e downtempo, vozes soul, orquestrações sonhadoras, elementos orgânicos fundidos na perfeição com elementos electrónicos. Conta ainda com colaborações vocais de Grey Reverend, Szjerdene, Coenelia e Erykah Badu.
De pouco serviram os adjectivos que use para descrever este disco, apenas a sua audição pode descrever o que se escuta (e sente) por aqui.
Com certeza que é um disco que vai ficar em lugar de destaque quando se falar da história da música do século XXI e provavelmente em séculos anteriores e posteriores.






Function "incubation" [Ostgut Ton]

O nova-iorquino (estabelecido agora em Berlim) David Sumner já foi uma das metades dos agora extintos Sandwell District, um dos projectos chave do techno dos últimos 10 anos. Na sua estreia como Function, David apresenta agora 9 faixas de techno que fluem muito bem em formato álbum, num labirinto sonoro que nos leva para as melhores festas em armazéns ou caves escuras. Do som mais ambient do inicio do disco, rápidamente se passa para produções que deixam orgulhosa algumas da influencias de Function: Jeff Mills, Richie Hawtin ou Underground Resistance.
Para quem tinha saudades do futuro, a resposta está aqui !

  





 HVOB "hvob" [Stil Vor Talent]

Eles gostam de se designar pelas iniciais HVOB, mas na verdade chamam-se Her Voice Over Boys. São de Viena, e são uma dupla: Anna Müller and Paul Wallner.
O seu disco de estreia passeia-se por vários caminhos da música electrónica, sempre com um toque minimalista e ao mesmo tempo de canção pop. Um disco elegante, sofisticado, emotivo e melódico, sem grandes preocupações em trazer algo de novo, mas com o objectivo de trazer temas agradáveis. Ideal para finais de tarde ou inicio de manhãs.
Em termos de comparação, o som dos HVOB faz lembrar os deep house que os Dubtribe Sound System faziam. Ah ! E também há uma cover de um tema dos roqueiros indie Bombay Bicycle Club.
.
 





Lusine "the waiting room" [Ghostly International]

Este é o oitavo disco do texano Jeff McIlwain como Lusine e segundo parece o mais convecional até à data. Não deixando de lado o lado mais experimental deste projecto, "The Waiting Room" explora o lado da canção pop, com vozes femininas (de Janelle Kienow, Caitlin Sherman e da esposa de Jeff, Sarah Mcilwain) e masculinas, sintetizadores da época synth-pop (que agora parecem estar em voga novamente, e por um lado ainda bem), ritmos algures deep house, ritmos quebrados, krautrock, e até mesmo uma versão para um tema dos Electronic. Uma viagem por vários estilos da electrónica, um pouco mais calmos.
Instalem-se confortavelmente na sala de espera e escutem "The Waiting Room"...







Ka§par "ascensus" [4 Lux Black]

O português Ka§par mostra neste seu longa duração de estreia a sua ampla visão da música de dança dos nossos dias que tem como base a house music.
Ao longo de 21 faixas ( 17 + 4 bónus) Ka§par oferece uma expêriencia sónica para prazer auditivo e para fazer suar corpos na pista de dança, fruto da sua bem sucedida carreira como dj e das suas edições para editoras como a Groovement, a Clone ou a 4 Lux. Em "Ascensus" há acordes e harmonias sólidas, inteligentes e hipnóticas, vocais prontos a atingir o climax, laivos de disco sound e psicadelismo, mas sobretudo lições aprendidas com os grandes ícones e mestres da linguagem universal da house.
Não foi à toa que o veterano Gerd chamou este português para a sua pandilha !

 

sábado, abril 27, 2013

Zona 8, emissão de 26 Abril 2013

Disponível para escuta mais uma emissão da Zona 8.
São 60 minutos plenos de musica escolhida a dedo por DJ Deev, para ouvidos exigentes e mentes abertas.
Alguns dos selecionados para a emissão #1058 foram Romanthony, DJ Sneak, Steve Lawler, Johnwaynes, Lars Leonhard ou Vector Lovers.
Podem também fazer o download gratuito e legal da mixtape dos nossos 20 anos, aqui ou aqui.

A Zona 8 vai para o ar todas as Sextas ás 11 da noite (hora de Portugal) na Duna Café Rádio e está também na Rádio Alternativa 21.

[emissão optimizada para sistemas de som 2.1]


playlist:

loverdose & cj hartmann feat mz sunday luv / alone in silence / no artificial colours remix // nurvous
teeloo / xrays // no.19 music
romanthony / let me show you love /gerd crooklyn full vox mix // glasgow underground
dj sneak / what i feel // i'm a house gangster
justin martin and ardalan / wheelgunner // dirtybird
missy elliot / get ur freak on / superchumbo superfreakon // moda
steve lawler / avaida / the organ track // viva music
johnwaynes / tears in my eyes // brown eyed boyz records
lars leonhard & alvina red / le printemps // bine music
vector lovers / stargazing // soma
dj deev / o abanão de abril // white label


sexta-feira, abril 26, 2013

The ABC of Men’s Fashion


Depois do sucesso da sua coluna na revista Esquire, em 1964, Hardy Amies escreveu The ABC of Men’s Fashion, uma graciosa guia de estilo e etiqueta para homens.
Agora a marca decidiu convidar alguns dos nomes mais influentes da actualidade na moda e criatividade (estilistas, proprietários de marcas, directores criativos, cabecilhas de armazéns online, designers, coolhunters, músicos, entre outros)  para partilharem o seu ponto de vista sobre estilo e essenciais da moda masculina.
Existem mais vídeos para ver, aqui.

quarta-feira, abril 24, 2013

O Abanão de Abril


Chama-se "o abanão de Abril" ("abanão" porque a Revolução dos Cravos deu a Portugal o abanão que ele necessitava para mudar, e também porque o instrumental é inspirado no tema "harlem shake") e é uma pequena homenagem de DJ Deev e de toda a equipa da Zona 8, a todos os que tornaram possível o 25 de Abril de 1974, que nos trouxe coisas tão essenciais como a liberdade.

sábado, abril 20, 2013

Zona 8, emissão de 19 Abril 2013

Disponível para escuta mais uma emissão da Zona 8.
São 60 minutos plenos de musica escolhida a dedo por DJ Deev, para ouvidos exigentes e mentes abertas.
Alguns dos escolhidos para esta emissão foram Krystal Klear, My Favorite Robot, Thievery Corporation, Ka§par, James Blake ou Omar S.
Podem também fazer o download gratuito e legal da mixtape dos nossos 20 anos, aqui ou aqui.

A Zona 8 vai para o ar todas as Sextas ás 11 da noite (hora de Portugal) na Duna Café Rádio e está também na Rádio Alternativa 21.

[emissão optimizada para sistemas de som 2.1]
 
playlist:

dj deev / o abanão de abril // white label
dj t feat. cari golden / city life / dake edit // white label
krystal klear / krystal waters // white label
sbtrkt feat. sampha / hold on / burnski desert edit // white label
my favorite robot / sounds to resurrect // no. 19 music
tiny trendies / the sky is not crying // nuphonic
thievery corporation / el pueblo unido / miguel migs deep dub deluxe // esl / salted music
ka§par / above it all // 4lux
james blake / voyeur // polydor
omar s / air of the day // fxhe
drums of death / transistor rhythm / kamikaze space programme remix // civil music
justin martin & eats everything / harpy // hypercolour


quinta-feira, abril 18, 2013

Marko Manev


Na Zona 8 gostamos bastante dos posters a preto e branco do artista conceptual multimédia, autor de comics, designer gráfico e ilustrador freelancer da Republica da Macedónia, Marko Manev.
Talvez isto inspire as produtoras de cinema a criar mais filmes de super heróis em versão noir.

 
 
 

Cristina Bergoglio


Nascida na Argentina, a pintora Cristina Bergoglio estudou arquitectura na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), mais tarde muda-se para Espanha para estudar no museu do Prado. A sua obra estende-se pela pintura e pela literatura.
Por aqui damos destaque ás suas pinturas de grandes metrópoles como Nova Iorque, Beijing, Madrid, Sigapura, Lisboa ou Porto. Os seus traços são rápidos, como a pressa dos citadinos, e as imagens ténues como se fosse um olhar fugaz.
Cristina Bergoglio tem os seus trabalhos expostos, até final de Junho, no Conrad Algarve Hotel & Resort em Quinta do Lago (no Algarve).
E antes que perguntem eu digo-vos, sim, ela é da familia de José Mário Bergoglio, ou melhor, é sobrinha-neta do Papa Francisco I.

 
 
 



sábado, abril 13, 2013

Zona 8, emissão de 12 Abril 2013

Disponível para escuta mais uma emissão da Zona 8.
São 60 minutos plenos de musica escolhida a dedo por DJ Deev, para ouvidos exigentes e mentes abertas.
Alguns dos escolhidos para esta emissão foram HVOB, Benjamin Damage, FCL, Mustafa & Oscar P, Vector Lovers ou Bonobo.
Podem também fazer o download gratuito e legal da mixtape dos nossos 20 anos, aqui ou aqui.

A Zona 8 vai para o ar todas as Sextas ás 11 da noite (hora de Portugal) na Duna Café Rádio e está também na Rádio Alternativa 21.

[emissão optimizada para sistemas de som 2.1]
 
playlist:

hvob / heavy seas // stil vor talent
benjamin damage & doc daneeka feat. abigail wyles / battleships // 50 weapons
stimmhalt feat d.lomidze / laune // white label
george vibe & brujita / what it means / josé marquez remix // open bar music
fcl / it's you / redondo's beat mix // white label
shaun escoffery / days like this / dj spinna club mix // oyster music
mustafa & oscar p feat marcus pearson / paradise / gianluca pighi massimo paramour rework // open bar music
disclosure feat sam smith / latch / universal
benjamin damage / laika // 50 weapons
vector lovers / warm launderette // soma
bonobo / emkay // ninja tune
alex coulton / grande swing // 2nd drop records


quinta-feira, abril 11, 2013

Shave It

 
Esta pequena, colorida e vibrante delicia chamada "Shave It", é uma curta metragem dos estúdios 3dar, realizada por Jorge Tereso e Fernando Maldonado e direcção de arte de Marina Muñoz.
"Shave It" conta a história de um símio deslocado do seu habitat, que começa uma nova vida disfarçado de humano e que vai morar para uma metrópole.

terça-feira, abril 09, 2013

Illusions (parte one)


"Illusions (parte one)", é uma realização de Samm Hodges, produção de Phinehas Hodges, fotografia de Brad Knull, animação de Samm Hodges e Lenny Wilson, e narração de Bingo O'Malley.
Uma viagem á procura do(s) corpo(s) e do ser(es)...

Citizen Ghost


Citizen Ghost é uma das novidades apresentada pela empresa sueca Minus tio na Feira de Mobiliário de Milão 2013.
Estes bancos são uma criação de Svensson/Wingård inspirado em Groke , uma das personagens dos The Moomins dos contos de Tove Jansson.

 
 

domingo, abril 07, 2013

Sky Art


Apresento-vos a série "Sky Art" do francês Lamadieu Thomas a.k.a. Roots Art.
Esta é uma abordagem artística com a intenção de mostrar uma percepção diferente da arquitectura urbana e do ambiente que nos rodeia diariamente. Inventar, com uma imaginação infinitaa, uma personagem feita a partir do céu e das ruas.

 

O programa utilizado por Roots Art para este "Sky Art" é o Paint e não o Photoshop como muitos pensarão.


 

sábado, abril 06, 2013

Zona 8, emissão de 05 Abril 2013

Disponível para escuta mais uma emissão da Zona 8.
São 60 minutos plenos de musica escolhida a dedo por DJ Deev, para ouvidos exigentes e mentes abertas.
Alguns dos escolhidos para esta emissão foram Fujimoto Tetsuro, Zebra Katz, Soukie and Windish, DJ Koze, Aqob, The Black Dog ou Oliver Schories.
Podem também fazer o download gratuito e legal da mixtape dos nossos 20 anos, aqui ou aqui.

A Zona 8 vai para o ar todas as Sextas ás 11 da noite (hora de Portugal) na Duna Café Rádio e está também na Rádio Alternativa 21.

[emissão optimizada para sistemas de som 2.1]
 

playlist:

kryptic minds / varia // white label
fujimoto tetsuro / puddle // diskotopia
paleman / destroya // white label
zebra katz / sex sellz / teeth remix vip // signal life
soukie and windish / enter return // ursl
crime flight / in 2 fantasy // junior boys own
dj koze feat matthew dear / magical boy // pampa records
aqob / all moving over the earth / clive henry and rui da silva dischords remix // question of time
the black dog / council flat emptiness / stripped // unterton
oliver schories / get me // der turnbeutel
langenberg / alto seco // two birds

sexta-feira, abril 05, 2013

Zona 8


A Zona 8 alargou os seus horizontes em formato rádio.
Agora para além de estarmos disponíveis aqui no nosso blogue e na Rádio Alternativa 21, estamos também todas as Sextas, às 11 da noite, na antena da Duna Cafe Radio (podem aceder directamente ao player aqui). 

Zona 8, 20 anos a inovar, estimular e a educar.


Página do Facebook: facebook.com/zona8pt
Rádio Alternativa 21: radioalternativa21.com
Duna Cafe Radio: dunaparque.com
 

Ícones [parte #036]

Ícone: (do grego eikon, "imagem") é uma imagem, fotografia, ou representação; é um sinal ou alguma coisa que serve para significar ou representar algo. Na cultura popular designa um símbolo,algo ou alguém que é reconhecido e reconhecível por ter certas qualidades superiores aos demais no sentido figurativo, usualmente associado a religião, cultura, politica ou economia.


 [Álvaro Siza Vieira]

quinta-feira, abril 04, 2013

Discos novos: apostas Zona 8

Map.ache "ulfo" [Kann Records]  

Da Alemanha surge o disco de estreia do projeto Map.ache (a.k.a. Jan Barich, patrão da Kann Records), o brilhante “Ulfo”, um disco recheado de faixas sonhadoras mas com os pés na pista de dança. Aqui é nos introduzindo um universo muito próprio, de mente livre e aberta. Map.ache delicia-nos com ritmos suaves de deep house ou techno da velha escola IDM (Intelligent Dance Music, não confundir com a nova EDM!), por entre composições dançáveis e ambientes mais jazzy, com recurso frequente ao som do piano e dos teclados analógicos (ou assim o parecem). A sua editora diz que este é um disco com 10 faixas que são "impulsionadas por acordes deliberados que transportam lágrimas de otimismo”. Por mim ficava já na lista dos melhores do ano.


>posto de escuta<





Markus Schatz "smokin wild " [Salon Records]

Para quem gosta de boa música Markus Schatz tem uma excelente surpresa, uma verdadeira obra de arte para a pista de dança, com “Smokin’ Wild”. Este trabalho foi beber às melhores fontes de inspiração, ele há acid house, techno, deep house, e até algo que poderia ser de Prince, todo bem misturado com ambientes jazzísticos e de bom gosto e sempre a apontar para a pista de dança e para os corpos sensuais e suados. E melhor ainda, instrumentos como o piano, teclados ou metais são tocados ao vivo por músicos de jazz como é o caso de Khayum Kimaz e Florian Finis, e vocais a cargo de Steve Young. Música sexy e quente para aquecer os dias de Primavera e fazer sonhar com o Verão.


>posto de escuta<





Basic Soul Unit "motional response]" [Still Music]

De Toronto, Canadá surgem mais 10 faixas cheias de qualidade e atitude, cortesia de Basic Soul Unit (alter-ego musical de Stuart Li) na sua estreia em discos de longa duração, “Motional Response”. Durante 10 anos Basic Soul Unit foi criando este disco que desafia a definição de géneros, que tanto deve aos seus vizinhos de Detroit como a Chicago, as 303, 909 e 808 são uma constante em “Motional Response” sem nunca comprometer a sua visão melódica de house e techno. Música maioritariamente crua e muitas vezes tribal, com alguns laivos de soul ou acid, com contrastes entre o rude e o suave ou o orgânico e o mecânico, reduzindo-se aos elementos essências, com toques de mestria a lembrar Moodymann, Omar S ou DJ Jus-Ed. Este é um disco que vai fazer sucesso nas pistas de dança mais escuras e fumarentas das caves á volta do planeta underground.


>posto de escuta<






Erdbeerschnitzel "tender leaf" [Mirau]

Da editora de Tensnake, já com 7 anos de existência, surge agora o disco “Tender Leaf” de Erdbeerschnitzel. Embora não seja daqueles trabalhos que desperte atenção á primeira audição, aguçanos a curiosidade o suficiente para uma segunda escuta e começar-nos a apaixonar por ele. “Tender Leaf” é um disco com uma boa variedade musical. Um ecletismo sonoro que explora vários estilos musicais do século 21, que tanto pode ser a pop recheada de sintetizadores de Hudson Mohawke (ou Jay Kay), a soul avant-garde de Flying Lotus (ou J. Dilla), as estruturas musicais de Falty DL ou a house dos Floating Points (ou SBTRK), mas tudo com o toque pessoal de Erdbeerschnitzel. Vale a pena!






>>>>> As apostas da Zona 8, estão disponíveis nas páginas da revista Dance Club, na crónica "Zona 8". <<<<<


Deixo aqui o podcast #33 da Dance Club onde podem escutar alguns dos temas que fazem parte das aposta da Zona 8.


playlist:

map.ache / can be so plain if // kann records
basic soul unit / breath // still music
erdbeerschnitzel / semantics // mirau
markus schatz  / irreversible // salon records
basic soul unit / sandpiper // still music