quarta-feira, março 30, 2011

Sónar 2011

 
Este ano para além de Barcelona (16/17/18. Junho) e Corunha (17/18.Junho), haverá também a edição do Sónar - Festival Internacional de Musica Avançada e Arte Multimédia no Japão (2/3.Abril).

Todas as infos e line ups (extensissímos!) em:
sonarsound.jp

terça-feira, março 29, 2011

Parkour Internacional


Algumas das melhores e mais inspiradas acrobacias e truques de parkour à volta do mundo.

Pulse Urban Bike


A Pulse Urban Bike é uma criação dos designers de Seatle (E.U.A.) Teague, e é um conceito inovador de bicicleta urbana com o intuito de ir ao encontro das necessidades dos ciclistas. Realça-se as luzes de mudança de direcção, a luz de stop e o quadro iluminado.



Zona 8, emissão de 29.Março.2011

Ao longo dos 19 anos de existência da Zona 8, tivemos o prazer de estrear a nível mundial, em termos de rádio e não só, vários temas e projectos musicais, chegando muitos a serem altamente aclamados pela critica e pelo publico – sendo o caso mais conhecido o “… the way” de João Daniel, que chegou a ser nº 1 no top de vendas de musica de dança no ano do seu lançamento oficial. Nesta emissão temos o prazer de lançar, em primeiríssima mão, mais um projecto, desta feita de um ouvinte da Zona 8 de á vários anos, Sérgio Garcia, que desde que se mudou de Lisboa para o Ribatejo rural, musicalmente, responde por ericlang ( escutar mais musica em soundcloud.com/ericlangmusic).
Mais destaques para esta emissão: Ghostpoet, os misteriosos The Weeknd (Abel Tesfaye & Jeremy Rose, que oferecem a sua estreia - "House of Balloons" - aqui.), o fantástico disco de estreia de Christian Prommer (Drumlesson, Fauna Flash, Trüby Trio ou Voom:Voom) e Alexander Barck (Jazzanova) chamado "Alex and the Grizzly", ou o surpreendente máxi que junta Burial, Four Tet e Thom Yorke.
Não menos importante o disco de longa duração de Martin Dawson ("Sunday Smoking", revisto aqui), de Nicolas Jaar ("Space Is Only Noise", para ler aqui) e de Rick Wilhite ("Analogue Aquarium", de onde retiramos uma cover de um tema dos Jackson 5!).
Numa emissão de 98 % de musica nova, surgem ainda grandes produções de Jamie xx, Malcom Moore, 11 Inch, The Oliverwho Factory, Ben Westbeech (a lançar novo disco para muito em breve), Ryo Murakami, Gadi Mizrahi & Deniz Kurtel & Charles Levine (tema incluído no novo "DJ-Kicks" misturado por Wolf+Lamb & Soul Clap), e Falty DL no seu longa duração "You Stand Uncertain".
O "Clássico da Zona 8" desta emissão a cargo da remistura de DJ Vibe para Annette Taylor.



playlist:
adele / rolling in the deep / jamie xx shuffle // xl recordings
ghostpoet / survive it // brownswood
the weeknd / high for this // the weeknd
prommer and barck / everything // derwin records
burial + four tet + thom yorke / ego // text
malcom moore / trusting // altered moods records
martin dawson / soft synth // moodmusic
ericlang / motion // white label
11 inch and jesse lee davis / freaky little thing / valentin sommer remix // loco records supreme
annette taylor / faith / vibe 2am lux mix // kaos records
the oliverwho factory / galactic transit / recall mix // rush hour
motor city drum ensemble feat stee downes / there is a truth // faces records
gadi mizrahi & deniz kurtel & charles levine / stay home // !k7
ben westbeech / falling / extended mix // strictly rhythm
rick wilhite, theo parrish and osunlade / blame it on the boogie // still music
ryo murakami // lunch of god // quintessentials
nicolas jaar / i got a woman // circus company
falty dl / eight eighteen ten // planet mu

sábado, março 26, 2011

sexta-feira, março 25, 2011

Blue Whale



Curta metragem da israelita Sivan Kidron.

Kettal




Agora que os dias de sol e calor estão a chegar, e com eles as festas á beira da piscina ou o chilling total, aconselhamos uma espreitadela á colecção da Kettal, uma marca de mobiliário de exterior do espanhol  Manuel Alorda.

segunda-feira, março 21, 2011

Discos Novos na Zona 8

Martin Dawson "sunday smoking" [Moodmusic]

O Domingo é por excelência o dia de descaso (ou pelo menos deveria ser, pois até Deus descasou no 7º dia!), o dia dos after-hours, o dia de curar a ressaca...
O disco de estreia de Martin Dawnson (conhecido também por King Roc ou por fazer parte dos Two Armadillos) pela Moodmusic, "Sunday Smoking", é um albúm excelente para as festas feitas á luz do dia ou para dias de descaso, tal é o nível acolhedor, boa disposição e sofisticação presente nas 10 faixas. Houve quem já apelidasse o disco de brunch house.
"Sunday Smoking" vem demonstrar que uma boa dose de musica para ser fresca não necessita, necessariamente, de ser novidade. Pode apenas depender do uso dos melhores ingredientes na altura certa.
Um belo disco de deep house que tem feito as delicias de gente como DJ Hell, Solomun, Phonique ou John Digweed.


Spoek Mathambo "mshini wan" [BBE]

O sul-africano Nthato James Monde Mokgata, a.k.a. Spoek (“Fantasmat") Mathambo, auto intitula-se como o "Rei do Township Tech".
O disco chama-se "Mshini Wan" ("metralhadora") e onde as letras e as batidas partilham as mesmas caracteristicas: simples, enigmáticas e infecciosas. Ritmos tribais encontram-se com sintetizadores a britar para recriar as ruas da baixa de Jozi (em Joanesburgo). Existe uma grande ironia no disco que consegue criar um ambiente popularucho sofisticado e onde Spoek consegue debitar as suas criticas locais e mundiais, assim como os ritmos com as mesmas caracteristicas.
Ao escutar este disco, certamente, que vão recordar os nossos Buraka Som Sistema ou Batida, mas também Diplo ou M.I.A.


Sven Laux "homesickness or nostalgia" [Microcosm]

Com edições vincadas por etiquetas como Archipel, Multi-Vitamins, Tropic ou Leporelo, Sven Laux lança agora o seu primeiro trabalho de longa duração.
Num registo próprio e muito pessoal, "Homesickness or Nostalgia" traz um equilibrio entre o experimentalismo e a pista de dança, entre o passado e o futuro, mantendo sempre elevado o nosso interesse na sua música e criando por vezes, neste seu mundo digital sónico, uma aura de mistificação do momento. A linha musical e de produção baseia-se essencialmento no dub techno e na microhouse (como faziam á alguns anos atrás Akufen ou Isoleé).


Mark Ronson & The Business Intl "record collection" [Sony]

No seu disco anterior Mark Ronson fazia versões de temas de outros, neste mais recente resolveu criar originais seus. o que não o impediu de trazer para estudio convidados como Q-Tip, Ghostface Killah, Kyle Falconer, Andrew Wyatt (dos Miike Snow), D'Angelo, Spank Rock, Theophilus London, Simon Le Bon (dos Duran Duran) e Boy George, para criar um disco povoado por sonoridades funk ou hip hop. Esperem também encontrar músicas a soar a The Beatles, Scissor Sisters e muitos sons electro vintage.
Diga-se de passagem que é um belo disco de... pop dançável! Fosse a pop sempre assim!

sexta-feira, março 18, 2011

Capela de Santa Filomena

 

Esta é a Capela de Santa Filomena desenhada pelo arquitecto Pedro Maurício Borges.
Encontrar esta capela nos arredores da Figueira da Foz ( Lugar de Netos, Ferreira-a-Nova) é, como já alguém disse antes, "encontrar uma loja Chanel numa zona industrial", ou seja é algo tão delicioso que pensamos tratar-se de uma alucinação. Aqui o menos é mais, uma estrutura angular, de recorte direito e minimalista, apenas recortado por duas janelas e uma porta de entrada.



Vespa Daniela


Esta é a Vespa Daniela, uma obra de arte feita em madeira pelo carpinteiro de Lousada, Carlos Alberto.
Feita a partir da antiga Vespa que estava esquecida, Carlos aproveitou o motor, a suspensão e as rodas e trabalhou o resto em madeira.


HMV Coffee Table





Aqui estão duas mesas bastante originais, dão pelo nome de HMV Coffee Table.
São dois móveis antigos, chamemos-lhe aparelhagens, que combinam gira-discos com rádio,  e agora com mais uma função: a de mesa. 
Uma verdadeira obra de recuperação (e reciclagem) totalmente feita á mão.
Está na hora de ir tomar o café ou o chá ao som da HMV Coffee Table.

quinta-feira, março 17, 2011

Discos Novos na Zona 8

DJ T "the pleasure principle" [Get Physical]

Como se fosse um hino retro-futurista, o novo disco de DJ T apela a todas as sensibilidades modernas, conseguindo (graças á sua atracção pela pista de dança) uma série de emoções positivas embrulhadas em tons positivamente escuros. Resultado de várias jam sessions com Lopazz, "The Pleasure Principle" é um disco cheio de alma que percorre vários géneros dentro da musica de dança com participações de James Teej, Dave Aju, Khan, Jaw (dos dOP) e a sua namorada Ginger. As texturas vocais únicas e individualizadas complementam a boa produção musical de DJ T.






 Discodeine "discodeine" [Pschent]


Álbum da dupla francesa Pilooski (Cédric Marszewski) e Pentile (Benjamin Morando) que apesar de não ser nada de espantoso, a sua audição consegue ser agradavel. As antenas foram apontadas para os Discodeine quando apresentaram o primeiro single do álbum, "synchronize" com a voz de Jarvis Cocker (dos Pulp). A este tema juntaram mais 11 e surgiu um registo sonoro com influências disco e electro, que começa calmamente em direcção á pista de dança. Para além de Jarvis Cocker o disco tem ainda os convidados Baxter Dury e Matias Aguayo.





Steffi "yours & mine" [Ostgut Ton]


Este é o primeiro disco de longa duração para Steffi Doms, a menina bonita - é como quem diz dj residente - do club berlinense Panorama Bar.
"Yours & Mine" é um disco cheio de house calorosa e sensual, onde se percorrem vários sub-generos, uns mais techy, outros mais analógicos, mas sempre com o pé assente na pista de dança. Steffi não é uma produtora veterana, mas é bastante conhecida como umas das cabecilhas da editora de Ostgut Ton, assim como o refinado gosto apresenta nos seus dj sets no Panorama Bar ou em qualquer otro sitio por onde passa. Não é de estranhar que "Yours & Mine" seja um disco belo e maduro. Por aqui não vão encontrar novas ideias, mas sim reforçar, da melhor forma, aquelas que já existem.






Vários Artistas "Twenty F@%&ing Years of Planet E" [Planet E]

Ao fim de 20 anos de nascimento da editora Planet E, Carl Craig resolve colocar uma compilação digital de 25 temas da editora, criando assim uma autentica biblia do techno e house mais arrojada.
Moodymann, Recloose, Paperclip People, Kenny Larkin, Martin Buttrich ou Tres Demented (Carl Craig e Laurent Garnier) são apenas alguns dos nomes que nos fazem querer voltar a ouvir estes clássicos da musica de dança electrónica. Um verdadeiro documento histórico para gerações vidouras. 

quarta-feira, março 16, 2011

Água de Prata


João Bruno Videira foi jornalista da RTP e produtor de video independente, em 2006 tornou-se artesão e designer autodidacta, refugia-se no Alentejo, mais propriamente em Nossa Senhora da Graça do Divor (Évora) e cria a Água de Prata
Inspirada principalmente pela Natureza e seus elementos, a marca cria peças de mobiliário, novo ou reciclado, cheias de vida e cor, sendo a lã da região Arraiolos um dos elementos mais aplicados nas mesmas.




terça-feira, março 15, 2011

Zona 8, emissão de 15.Março.2011

O inicio de hoje é feito com 2 temas de revolta, de Tempa T (que foi utilizado em Novembro passado nos protestos dos estudantes em Londres, para ver aqui e video original aqui) e de Dirty Danger.
Makossa & Megablast fazem em ritmos techno a imagem da sua viagem marroquina, os Robortom (Rob da Bank e Tom Middleton) convidaram os Au Revoir Simone para fazerem uma recriação de "24th Caprice" (um orquestral de 1819) de Paganini, o mago do techno Carl Craig junta-se a Agoria para criarem um tema de "bola vermelha no canto superior direito", o techno dub é aqui representado por Claro Intelecto, Ant Brooks remistura o clássico "superstylin" dos Groove Armada e os Hardfloor continuam, em 2011, a criarem malhas com as suas caixas de ritmos.
Seguimos depois para a zona da house com uma remix da conceituada dupla Karol XVII & Mb Valance para outra dupla, Sezer Uysal & Evren Ulusoy. Low Deep T e Michele Pina terminam a viagem pelo house.
A ultima parte da Zona 8 é feita ao ritmo do drum'n'bass com Underworld, Commix e dBridge. As despedidas da emissão de hoje são feitas ao som do novo poeta urbano londrino Ghostpoet.
O "Clássico da Zona 8" desta emissão está a cargo do projecto da Strictly Rhythm, Bass Hitt.


playlist:

tempa t / next hype // no hats no hoods
dirty danger feat lee brasco / fuck you // i ain't rich yet
makossa & megablast / marrakesh part 1 & 2 // international dj gigolo
robortom feat au revoir simone / paganini rocks / tom middleton liquatech remix // sunday best
agoria + carl craig / speechless // infiné
claro intelecto / round and round // modern love
groove armada / superstylin' / ant brooks re-edit // white label
hardfloor / tb or not tb // no respect
sezer uysal & evren ulusoy / at night / karol xvii & mb valance remix // loco records
bass hitt feat dreamgirl veee / the beat that makes you move // strictly rhythm
low deep t / now that i've found u // cut and play
michele pinna / detroit ep side a track 1 // resopal schallware
underworld / scribble // underworld
commix / city section // metalheadz
dbridge / forgot what i needed to forgot // exit
ghostpoet / us against whatever ever // brownswood

domingo, março 13, 2011

CCCP


Nos anos 70 a cultura sovietica era muito virada para o futuro. Exemplo disso era a arquitectura da altura.
O fotografo Frederic Chaubin juntou 90 dessas estruturas num livro de 132 páginas, chamado "CCCP - Cosmic Communist Constructions Photographed" (edição Taschen), resultado da sua viagem por 14 antigos estados da ex- URSS, onde registou em foto estruturas ora belas, ora bizarras, mas sempre com a sua propria beleza e atracção.
Mais aqui (onde pode mesmo ser lido o livro na integra)
 

sexta-feira, março 11, 2011

Mesas Hoerboard

A Hoerboard é uma empresa especializada em criar mobiliário para dj's e clubs.
Duas criações suas são as mesas de apoio Scomber e Classic, ambas com um ar muito clean e minimalista, e conseguem resolver o problema dos cabos que normalmente estão á vista. Junta ainda um suporte para aqueles que passam música no computador portátil.


Le silence sous l'écorce



Uma curta metragem de Joanna Lurie.

quinta-feira, março 10, 2011

20 anos de Moda Lisboa


Nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 de Março a ModaLisboa vai voltar a apresentar as colecções dos Criadores Nacionais. A mostra deste ano, a 36ª, terá lugar no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, com 22 apresentações. 20 desfiles. 21 criadores. 3 marcas. 

Mais em dailymodalisboa.blogspot.com, modalisboa.pt ou ainda em facebook.com/pages/ModaLisboa.

terça-feira, março 08, 2011

Orelha Negra e a mixtape gratuita


Já vos tinha falado dos disco de estreia dos portugueses Orelha Negra em Abril de 2010 (aqui), agora falo-vos da mixtape que o grupo está a oferecer de forma gratuita.
Esta mixtape apresenta 15 temas do disco homonimo re-interpretados, desde o hip hop, funk ou mesmo dubstep, por nomes como Orlando Santos, Roulet, Dino Tamin & Fililpe Gonçalves, XEG feat. Hulda, Nerve, Tornados, Dedy Dread & Mr. bird , NBC, Mind Da Gap, Junior Thomas, Conductor feat. Tamin, Lucia Moniz, Tiago Bettencourt, Valete, DJ Riot e ainda um vídeo de "m.i.r.i.a.n." criado por Vhils, assim como o grafismo para o cd ficar completo.
Podem descarregar a mixtape directamente aqui, ou ir á pagina do facebook da Time Out Lisboa ou Time out Porto.

segunda-feira, março 07, 2011

Jambox


A Jambox é uma criação do estúdio de design Fuseproject, de Yves Béhar, para a Jawbone.
Trata-se de uma coluna portátil para o ipad, iphone, ipod ou qualquer outro dispositivo que use tecnologia bluetooth ou simplesmente fazendo a ligação á tomada estéreo auxiliar que esta coluna possui.   
Com uma bateria de 800 mAh, que oferece até 10 horas de uso, a Jambox debita 85 dB de potencia, o que já dá para fazer uma festa decente em qualquer lado.
Até a embalagem onde vem o produto é um deleite visual.



Mais em jawbone.com.

Sam Flores


Mais sobre o trabalho de Sam Flores em samflores.com.