sexta-feira, maio 22, 2009

Space Collective

Apresentar e deixar testemunhos, feitos por pensadores mais à frente, da nossa civilização para gerações actuais e vindouras. É, mais ou menos, essa a ideia em que o site Space Collective se baseia.
E acreditem que o testemunho actualmente presente no Space Collective já é bastante grande.
A colaboração é a base do sucesso do site e qualquer um de nós pode deixar por um ou vários testemunhos.




Elena Kalis







quinta-feira, maio 21, 2009

Women...

Foram elas que sempre deram o colorido e o glamour ás nossas festas (e o vão continuar a dar)!!!
Fica o tributo da Zona 8 a todas as mulheres.

terça-feira, maio 19, 2009

Danger Mouse, atitude acima de tudo


Após a decisão da editora EMI de cancelar o novo disco de Danger Mouse, este vai lançar um disco virgem ou seja em branco.
O disco em questão chamase "Dark Night Of The Soul" e é uma colaboração com os Sparklehorse, Iggy Pop, The Flaming Lips e conta também com a colaboração de David Lynch no desenho do cd e inlay.
O disco já estava em pré-escuta online mas uma "disputa legal" com a EMI fez cancelar o lançamento de "Dark Night Of The Soul". O porta voz de Danger Mouse comunicou que « Danger Mouse está muito orgulhoso no projecto, por isso espera que as pessoas tenham a sorte de poder ouvir o disco de qualquer forma possível". Disse ainda que o disco, que vem acompanhado com um livro de mais de 100 páginas de fotos de David Lynch inspirada na música deste projecto, "agora vem com um disco virgem, um CD-R gravável(...), todas as cópias teram escrito: ‘For Legal Reasons, enclosed CD-R contains no music. Use it as you will.‘ Assim os fãs podem fazer o download num site P2P, ou qualquer noutro qualquer, e fazerem a gravação no CD-R.

segunda-feira, maio 18, 2009

sexta-feira, maio 15, 2009

A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.
A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.
Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».
Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.
Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.
"Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água.
Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras. Ao desenvolver o conceito "You Never Drink Alone" pretende-se criar solução para a falta de água mundial.


earth-water.org

Alta Baixa!


[ clica na imagem para ampliar]

Estamos nas nuvens com...

Bliss "no one built this moment"

Quarto trabalho do quarteto liderado pela dupla Marc-George Andersen e Steffen Aaskoven e com edição da Music For Dreams de Kenneth Bager. Este novo disco vem como sempre cheio de ritmos suaves, sonhadores, downtempo e muitas influências de world music, desta vez regados com muito boas participações vocais:Sophie Barker, Ane Brun, Lisbeth Scott, Merethe Sveistrup, Alexandra Hamnede e Boy George.

myspace.com/theblissworldofficial

>posto de escuta<




Tosca "no hassle"

É o regresso, em duplo cd, de Richard Dorfmeister (dos lendários trip-hoppers Kruder & Dorfmeister) e Rupert Huber, desta vez com o mais ambiental de todos os discos da dupla ,ideal para as actividades mais hedonísticas no sofá, criando ambientes de leve serenidade, descontracção, senão mesmo momentos de introspecção e meditação. A dupla diz no press-release que este é o mais lindo álbum dos Tosca e que é uma reacção a tudo aquilo que os rodeia, ás pressões internas e externas.

tosca-nohassle.com

>posto de escuta<




NR: pedimos desculpa por esta tão pequena critica a estes 2 discos tão bons, mas aqui em cima o fumo é tanto que mal vimos o teclado, a preguiça abate-se sobre nós e não conseguimos parar de rir de felicidade.

quinta-feira, maio 14, 2009

Gajas nuas!!!




Vamos lá aumentar as audiências com este video de Make The Girl Dance "baby, baby, baby". Não tão ousado como "smack my bitch up" dos Prodigy mas promete dar que falar.

Mercado Mundo Mix

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de Maio decorre a 21ª edição do Mercado Mundo Mix, no Castelo de São Jorge.
Vão se revelar neste evento novos talentos nas áreas da moda, música, artes, cultura e multimédia. O Mundo Mix é um evento multicultural que expressa múltiplas linguagens artísticas. O conceito nasceu há 15 anos no Brasil, onde se tornou num marco da cena cultural brasileira. Em Portugal existe desde 2003, com edições realizadas em Lisboa, Porto, Coimbra, Cascais e Lagos.
Trata-se de um movimento de vanguarda com características alternativas ligadas à cultura urbana, oferecendo a oportunidade aos artistas seleccionados de promover, comercializar e viabilizar as suas criações.


Sonar, edição 2009

Sonar - Festival Internacional de Música Avanzada y Arte Multimedia de Barcelona, provavelmente o melhor festival do mundo..e é mesmo aqui ao lado.


terça-feira, maio 12, 2009

2 discos essenciais de house

Vários / Thomas Herb " Compost House Selection - 10.000 Leagues Deeper - Compost House Cosmos"

A Compost Records resolveu chamar Thomas Herb para compilar num só cd o universo deep house daquela editora. A lista contem nomes como Minus 8, Shahrokh Sound of K, Jay Shepheard, Marbert Rocel, Âme, Trickski, Robert Owens, Marcus Worgul, Manuel Tur and Dplay ou Henrik Schwarz. Esta compilação existe em cd mixado por Herb e em faixas separadas via download.

>posto de escuta<





Vários " Based On Misunderstandings - The Compilation"

Depois de 3 máxi-singles da série com o mesmo nome a Sonar Kollektiv resolveu editar todos os temas que saíram nos máxis mais alguns inéditos num só cd. O resultado é o esperado: uma boa colheita de house music. Vão encontrar temas de Jazzanova, Roland Appel, Soulphiction, Mark E, Two Banks of Four, Nomumbah ou Eva Be.
Uma dica, se comprarem em mp3 ou wave vão receber mais uns temas extras.

>posto de escuta<

Robot dance


Robert Muraine, o rei do breakdance? Vocês decidem...

quarta-feira, maio 06, 2009

Blackbelt Andersen

"Space Disco meets Detroit Techno" é a primeira coisa que me ocorre ao ouvir o disco de estreia de Blackbelt Andersen.
Este disco homónimo chega via Full Pupp, a editora de Prins Thomas, e é uma interessante alternativa ao som space disco que vem dos países do norte da Europa. Aos basslines do Roland 303 (em "sirup") ou aos sons típicos do techno (via Detroit, tema a escutar "mamma") juntam-se os sons disco (voa por aqui o espírito de " i feel love" de George Moroder / Donna Summer no tema "sondag"), percussões tocadas ao vivo e a cores, sintetizadores planantes e produções ambiciosas (ouça-se " kuk av stal" ou "november"). Talvez não seja um disco tão aventureiro como o dos seus pares Prins Thomas ou Lindstrom mas faz muito bem o seu papel e traz uma nova frescura á "onda nordica"


>posto de escuta<



Os mais influentes do mundo

[clica na imagem para ampliar]

Este suposto quadro pintado mostra as mais influentes personalidades do mundo, e poderá mesmo servir de passatempo para as decobrir.
Por aqui encontra-se tanto os bons como os vilões da história mundial que incluí nomes como Fidel Castro, Bruce Lee, Marylin Moroe, Charlie Chaplin, Nelson Mandela, Albert Einstein, Pelé, Elvis Presley, Gandhi entre muitos outros.

O que é o Twitter?...

terça-feira, maio 05, 2009

B-Boy Joker

Já há algum tempo o Youtube se tornou mais interactivo. Possibilita a inserção de recados, links e até publicidade em vídeos.
Patrick Boivin, que faz incríveis animações em stop-motion com figuras de acção, usou isso de maneira ainda mais criativa e bastante divertida: fez um jogo com vídeos.
É uma batalha de hip-hop entre Batman e Joker. O objectivo é clicar no botão vermelho no momento em que o código correto aparece na imagem para fazer um passos de breakdance e bater o adversário, neste caso Joker, já que é ele que desafia Batman.


Offf 2009 em Lisboa


A edição de 2009 do festival OFFF - International Festival for the Post -Digital Creation Culture, vai acontecer dos dias 7 a 9.Maio na Fundição de Oeiras.
O festival OFFF traz alguns dos melhores artistas digitais, e designers nas vertentes web, impressão, interactivos, motion graphic e novos aventureiros na área da música.
Considerado um dos melhores festivais internacionais de arte digital e multimédia e criador de tendências globais, o evento conta com projectos tão versáteis e díspares quanto os de Raster-Noton, Alva Noto, Atom TM, Byetone, Frank Bretschneider, Signal, SND, Kangding Ray, Pixel, COH, Pomassi, Nibo e Senking, Arisu Nomura, Adam Chang ou do português Cláudio Reis, assim como conferências, workshops e instalações.

Toda a info em offf.ws

segunda-feira, maio 04, 2009

Onwards




Uma excelente curta por James Jarvis e Richard Kenworthy para a Nike.

Morreu Vasco Granja, o pai da Pantera Cor de Rosa

Vasco Granja morreu esta madrugada em Cascais, aos 83 anos. O apresentador do «Cinema de Animação» espaço de divulgação que durante cerca de 16 anos (e dez mil emissões), de cinema de animação proveniente de todo o Mundo.
Vasco Granja foi um dos maiores divulgadores de sempre da animação e da banda desenhada em Portugal. Ficará para sempre como uma referência maior para toda uma geração que se habituou a vê-lo nos ecrãs da RTP a apresentar, «Cinema de Animação».
Nesses programas iniciados em 1974, Granja dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde a realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte.
O termo banda desenhada foi usado pela primeira por Vasco Granja, num artigo publicado pelo «Diário Popular» em 19 de Novembro de 1966.
Granja nasceu em Lisboa, em 1925, cedo abandonou os estudos e aos 15 anos começou a trabalhar nos Armazéns do Chiado, onde chegou a pintar os cartazes com anúncios para as montras.
A paixão pelo cinema, levou-o aos 16 anos a ser assistente de fotografia no filme «A noiva do Brasil», de Santos Neves.
No inicio dos anos 50, durante o Estado Novo, integrou o movimento cineclubista em Lisboa, que organizava a projecção de filmes obtidos através das embaixadas, ajudando a financiar a resistência ao regime fascista através da venda dos bilhetes. Nessa altura foi preso seis meses pela PIDE quando militava clandestinamente no PCP.
Vasco Granja trabalhou na Livraria Bertrand, esteve em 60 no festival de animação de Annecy, em França, onde se apaixonou por esta arte. Foi preso novamente em 1963 e retomou a actividade cultural dois anos depois.
A sua dedicação à banda desenhada intensifica-se com a edição portuguesa do Tintim, mas foi a televisão que o projectou.
O seu programa regular sobre cinema e animação pôs várias gerações a verem animação do Leste europeu, Estados Unidos e a emblemática Pantera Cor de Rosa.
A seguir à revolução de Abril, dedicou-se aos desenhos animados, tendo ajudado e criar a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

Em 1998, regressou por breves instantes ao pequeno ecrã, tendo participado no programa humorístico «Herman Enciclopédia» onde parodiou os seus próprios programas sobre animação.


domingo, maio 03, 2009

Space is the place...?!

[clica na imagem para ampliar]

Actualmente está a viver-se a loucura de se construir mais e mais alto. Nesta imagem podem ver a actualização (em Abril de 2008) dos edifícios já construídos e os que ainda estão por construir.


Se os juntasse-mos todos na ilha de Manhattan seria esta a visão que iríamos ter.

sexta-feira, maio 01, 2009

Silicone Soul, novo disco


Depois da editora Soma trazer o regresso - em disco - dos The Black Dog, traz agora os Silicone Soul. Craig Morrison e Graeme Reedie preparam-se para lançar o 4º disco de originais a 22.Julho deste ano que vai receber o titulo de "Silicone Soul". Esperem o tech-house a que a dupla nos habitou, com alguns temas mais minimal, como é o caso de " midnite man" ou "dogs of les ilhes", e também temas um pouco mais home listening - caso de "koko's song" ou "david vincent's blues - onde brilham as guitarras com cheiro a blues. Alguns apontamentos vocais são colocados discretamente ao longo dos temas de "Silicone Soul".
Este disco, que já ouvimos várias vezes do inicio ao fim aqui na Zona 8, é provavelmente o melhor disco dos porta bandeiras da editora dos Slam


>posto de escuta<


A maior colecção de discos do mundo...



pertence ao americano Paul Mawhinney. Tem 3 milhões de discos, 300000 cds e mais de 6 milhões de músicas. Estão aqui representados todos os géneros de música existente nos E.U.A. - rock, jazz, country, r&b, blues, new age, Broadway e Hollywood, bluegrass, folk, infantil, comedia, natalicia e muito mais.