sábado, abril 29, 2006

Buraka Som Sistema, dia 30 @ Mercado

Pinkboy presentes TPC

Diz a teoria do caos que um simples bater de asas de uma borboleta pode causar uma qualquer catástrofe natural a milhares de quilómetros. Pois bem, o simples mexer de um botão num qualquer quarto deste país pode causar sérios estragos numa pista de dança. TPC é a prova clara disso. Nos microfones da Rádio Oxigénio, Pinkboy lançou semanalmente o repto a produtores de todo o país. O resultado foi uma enchente de trabalhos privados que animaram a rubrica TPC do programa LuxSagresFm durante mais de um ano. As quatorze faixas aqui incluídas são, por isso mesmo, uma simples ponta de iceberg de uma realidade que não estará submersa muito mais tempo.
A manipulação electrónica é provavelmente o denominador comum num disco que apresenta uma enorme variedade de linguagens que se estendem do electro de recorte clássico até aos pulsares house e techno. De Spin Hour e Double D Force (projecto de D-Mars e D-Fine) a The Users, Plagia e Camarão & dk, passando por Nísios, Fairchild, Ka§par, Antalgic, Pixel 82, Lolly & Brains e Zentex. Este é o perfil de TPC tal como imaginado por Pinkboy que é ainda responsável por uma remistura para o tema de Pixel 82, que encerra este álbum (depois de uma outra remistura, esta de Zentex, para o tema de Antalgic).
TPC também inaugura um novo selo. Chama-se Bloop e procurará encaixar na família Loop:Recordings experiências mais próximas do universo da chamada música de dança. Além desta inaugural edição, a bloop está ainda a planear uma sequência de maxis em vinil onde além de talento nacional se registará a presença de nomes internacionais consagrados como remisturadores.

sábado, abril 22, 2006

25.Abril'74: revolução dos cravos


Liberdade:
do Lat. libertate s. f.,
faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa;
gozo dos direitos do homem livre;
independência;
autonomia;
permissão;
ousadia;
(no pl. ) regalias;
(no pl. ) privilégios;
(no pl. ) imunidades.
- de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras;
- de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso;
- individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.


in diciorário Priberam da lingua portuguesa

Urban Colective


"Warhol" é o titulo para este número do Urban Collective.
Descubram mais
aqui ou vão a "Os suburbios da Zona 8".

Para o próximo mês "Mechanical Dysfunction" é o tema.

quinta-feira, abril 20, 2006

Circuit Taste

1ª edição da CIRCUIT:
Lisboa, Mercado de Sta. Clara, Graça, 27, 28 e 29 de Abril de 2006, são o local e as datas escolhidas para um evento único em Portugal.
O tema desta primeira edição é “Taste”, um misto de sensações e experimentalismo, onde se aliam os diversos interesses inerentes ao projecto numa perspectiva sensorial, provocante e sedutora .
EAT, SMELL e DRINK, vão compor os 3 dias do evento em Portugal.

Moda, Música ( M.I.A ou Nelson Flip, são exemplos), Arte e Gastronomia fazem parte da ementa.

Menu completo em:
circuitportugal.com

Hip hop e música de intervenção no Largo do Carmo

Quem, há 33 anos, pensasse em ouvir um dj chamado Nel'Assassin a fazer scratch no Largo do Carmo era considerado doido, ou um subversivo, e por isso encarcerado.
No mesmo local onde se concentrou o golpe de Estado do 25 de Abril de 74, vai estar este músico e dj a dar show a partir de registos musicais da altura.
Música de intervenção (a tal da esquerda cantante) com o activismo do hip-hop.
Se já não faz sentido pensarmos em revolução, temos que nos lembrar do poder da palavra.
Cada um de nós pode fazer muita coisa.
O maior perigo destes tempos é viver na apatia.
Acorda e aproveita a liberdade.
in Le Cool
Dia 22.Abril no Largo do Carmo, Lisboa, das 14h às 19h.

sábado, abril 15, 2006

Ultravioleta

Para os amantes da ficção cientifica futurista ao género de "Matrix" e afins, surge agora "Ultravioleta".

A acção situa-se algures em finais do século XXI.
Uma subespécie de humanos emergiu a partir de uma mutação genética dando-lhes maior rapidez, energia e inteligência. À medida que mais pessoas são infectadas, o governo torna-se cada vez mais receoso do poder deste grupo e trata os seus membros como párias, sujeitando-os a quarentena e a terríveis exames médicos.
O objectivo final do governo é destruí-los mas uma mulher está determinada a impedir que tal aconteça: Violet.
"Ultravioleta" (Utraviolet", no original) tem a realização de Kurt Wimmer e os principais papeis estão a cargo de Milla Jovovich, Cameron Bright e William Fichtner.

O trailer está aqui.
O site oficial está aqui.

Südelectronic Lisboa

Lux (Lisboa)
Südelectronic Lisboa
Portable + Bruno Pronsato + Trash Converters
Quinta, 27.Abril





Portable
Alan Abrahams, nasceu na África do Sul (Cidade do Cabo). Em '97 frustado com o isolamento mudou-se para Londres onde editou para labels como a Context e a Background Records. Em 2002 criou a sua propria editora, Süd Electronic.
O seu último trabalho é de 2005 e chama-se "Version".




Bruno Pronsato

Bruno Pronsato (aka Steven Ford) vem de Seattle. O seu albúm de 2003, "Hot Trips, Cold Returns" é descrito como "microssom mutatnte numa cornucopia de formas fascinantes" (seja lá o que isso for!). O seu ultimo albúm é de 2004 e chama-se "Silver City". No final de 2005 lançou o e.p. "Limeworks" (2 volumes) e o mês passado o single "Wade In The Water, Children".

Os bonecos de McCarty


As fotografias e foto-ilustrações da McCarty PhotoWorks são únicas.
Tanto na sátira como em assuntos sérios o trabalho de Brian McCarty com os seus brinquedos é feito de um profissionalismo inigualavel.Os seus clientes vão da Penthouse, Millionaire Playboy, Vibe, Mattel até a Southwest Airlines' Spirit.

mccartyphotoworks.com

sexta-feira, abril 14, 2006

DJ Deev @ Porta 29,Estádio do Dragão
Sábado, 15.Abril
10 pm / 2 am

Indie Lisboa 2006

Toda a info em:

Liberdade de Imprensa na JN

A Galeria DN, na Av. Liberdade, Lisboa, reabriu com uma exposição "Liberdade de Imprensa" que recolhe uma série de peças da Colecção Berardo, numa selecção de João Pinharanda que procurou o denominador comum em ideias sobre liberdade de expressão.
Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Nam June Paik, Mimmo Rotella, Jenny Holzer, Mark Lancaster ou Jacques Villigé, entre muitos outros, estão representados.
A exposição, "Liberdade de Imprensa", está aberta ao público de Segunda a Sexta entre as 11:00h e as 20:00h e aos Sábados, das 15:00h às 20:00h. Até 30.Abril.
A entrada é gratuita.

Lince Ibérico em extinção

Só existe entre 100 e 120 linces ibéricos adultos em estado selvagem, segundo a associação nacional SOS Lince, que denunciou que esta especie felina pode extinguir-se a curto prazo se não se tomarem as medidas certas.

Livro de Agustina tem pré-publicação em blog de Pacheco Pereira

Pela primeira vez em Portugal, um blog vai fazer a pré-publicação de um livro.
O "Abrupto", de José Pacheco Pereira, vai avançar a última obra de Agustina Bessa-Luís, "Fama e Segredo da História de Portugal", um título publicado pela Guerra & Paz Editores.
Este blog publica diariamente excertos de uma das 12 histórias do novo livro de Agustina, juntamente com imagens referentes ao capítulo.
Esta é a primeira vez que uma experiência do género é levada a cabo em Portugal, no resto do mundo, há apenas registo de algumas iniciativas semelhantes sobretudo nos EUA, mas sob a forma de acesso pago.
Em comunicado, a Guerra & Paz Editores sublinha que «este evento inaugura um modelo de divulgação qualitativamente diferente que pode revolucionar a estratégia de comunicação das editoras».
"Fama e Segredo da História de Portugal" foi apresentado publicamente na Fundação Gulbenkian no passado dia 10.
Esta iniciativa veio reforçar a importancia dos blogs na sociedade de hoje.

26.Abril 2006: 20 anos sobre o acidente nuclear de Chernobyl

Em 26 de Abril de 1986, acontecem quatro explosões num dos reactores da central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (então parte da União Soviética).
É considerado o pior acidente nuclear da história, produzindo uma nuvem de radioactividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.
Grandes áreas da Ucrânia, Bielorussia e Rússia foram altamente contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas.
lançaram uma nuvem radioactiva que se espalhou por vários países da Europa, mas especialmente nas regiões que integravam na altura a URSS.
Um relatório da organização sobre o impacto do pior acidente nuclear civil da história, hoje publicado, mostra que «mais de cinco milhões de pessoas vivem hoje em áreas contaminadas com material radioactivo».
Duzentos e setenta mil habitam em zonas que as autoridades soviéticas classificaram como "estritamente controladas", com altos níveis de concentração radioactiva de césio, um metal.
A ocorrência de cancro da tiróide aumentou nos últimos anos, devido à ingestão de leite de vacas contaminadas com iodo radioactivo que se depositou nos pastos, e espera-se que a doença continue a incidir.
A OMS afirma ainda que é provável um aumento no número de mortes por cancro entre as pessoas que estiveram expostas à radiação libertada pelo acidente, e embora não seja possível determinar exactamente quantas, os peritos da organização estimam o aumento em três a quatro por cento, representando cerca de 4000 casos.
Além do cancro, cataratas e doenças cardiovasculares podem aumentar em consequência da exposição aos materiais radioactivos.
As alterações bruscas na vida de cerca de 350 mil pessoas que foram retiradas das áreas onde viviam, a perda de estabilidade económica e a falta de cuidados de saúde adequados levaram a um impacto negativo na saúde mental e bem-estar das populações.



Várias iniciativas vão acontecer para relembrar este dia em todo o mundo.
Mais info em:

quinta-feira, abril 13, 2006

Mobiliário (de) Factum

O conceito Factum foi criado pela Art Meets Matter e consiste em mobiliário de design flexivel feito de produtos reciclados e recicláveis como é o caso do banco que se pode ver na imagem: suporta até 100 Kgs e depois de utilizado pode sempre voltar a dobrar-se para nova utilização.
Excelente para quem tem falata de espaço em casa.
Pode conhecer mais produtos em:
Sight On Sound
exposição de Tim Kerr patente de 1 a 30.Abril na Trem Azul Jazz Store (Lisboa) e de 4 a 31.Maio na Casa das Artes (Famalicão)

Exposição Além Tejo

Já estão publicadas no site Olhares.com as fotos escolhidas para a Exposição Colectiva, Olhar Além Tejo. A exposição será inaugurada no próximo dia 6 de Maio de 2006, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, em Elvas e estará patente até ao dia 21 de Maio.
Para além da inauguração da Exposição propriamente dita, irá neste dia acontecer uma série de actividades proporcionadas pela Contemporaneus, associação para a promoção da arte contemporânea e o Olhares.com como as palestras "A Meu Ver" de Carlos Pinto Coelho (pelo próprio), "A Fotografia na Era da Reprodutibilidade" por Fernando Roque e "Em Safari" por Luís Louro.
Haverá tambem vários workshops de fotografia

Podem conhecer as fotos aqui
ou visitar olhares.com

"Nova" arte :)

Novos pecados

Quanto tempo dedica a ver televisão, ler jornais ou a navegar na Internet? E quanto tempo investe a meditar e a ler a Sagrada Escritura?
A resposta ajuda a decidir se tem ou não a confessar pecados considerados novos pela Igreja católica. Ao excesso de velocidade ou à fuga aos impostos acrescentam-se agora pecados ligados às novas tecnologias, à televisão, aos jornais.
Foi o que explicou na terça-feira, na Basílica de São Pedro, o cardeal norte-americano James Francis Stafford, o penitenciário-mor do Vaticano. Fê-lo durante o Rito da Reconciliação, uma cerimónia que era tradicional em Roma até ao Renascimento e que agora a Santa Sé recupera.
Os penitentes aproveitam para se confessar, reanimando uma prática em queda. Ler a Bíblia é uma actividade que requer tempo e que hoje a Igreja Católica aconselha em substituição de qualquer outra penitência mais tradicionalista. Na homilia da celebração, o cardeal norte-americano falou ainda do perdão. Falou sobre se é possível perdoar crimes como a violência contra crianças ou os assassinatos em massa de inocentes e disse que "a escuridão do pecado não poderá apagar nunca a luz da misericórdia divina".
in SIC.pt

Metro Area em Aveiro

(Clica para aumentar)

Conecção Iberica de Techno em Mérida (Espanha)

(Clica para aumentar)

terça-feira, abril 11, 2006

Revista Slang

Hoje numa visita a uma papelaria que habitualmente vou, surgiu-me nas mãos, quase por magia, uma revista de nome Slang.
Por detrás daquela capa preta de design simples e moderno descobri um nicho de cultura urbana escrito, quase na totalidade em português de Portugal!!
Este "número especial de lançamento" tem como grande tema o beat diggin' ( " óbvia adulteração urbana do verbo to dig, é coisa que em Portugal muitos viram apenas num ou noutro documentário dedicado à cultura hip hop, casos como scratch ou o menos conhecido (entre nós) Deep Crates;" " O Diggin' traduz-se na procura compulsiva de discos de vinil em segunda mão, normalmente em locais que se querem secretos pelos seus frequentadores. A Slang juntou três diggers e saiu em busca dos beats mais díspares que se podem imaginar no local mais improvável que se pode imaginar" ). Histórias de pesquisas com os nacionais Rui Miguel Abreu, José Belo e D-Mars.
Fala-se ainda de Nuno Coelho, responsável e dj das sessões Compact Discotheque, do Dubstep (com a apresentação de alguns sitios para conheçer esta cena tipicamente inglesa), de graffitti heartcore com Nuno Valério ou ainda de moda com os Storytailors.
Mas, acreditem, ha muito mais por descobrir neste 1º número da Slang.
Sejam benvindos, amigos!
Mais info em:

Exposição Artwords

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus.
E Deus disse: Faça-se luz ? E a luz fez-se.
A crença no poder criador da palavra é quase tão antiga como a própria humanidade. As tradições grega e a judaico-cristã foram unânimes em ver no conceito de logos (verbo, palavra, razão), a expressão de uma racionalidade fundadora, onde a palavra era entendida como casa do ser, percepção do mundo, veículo de construção interior.
Talvez por isso se diga que Artwords é uma exposição de palavras para guardar nos bolsos da alma.
As palavras são de Mara Jesus, materializadas por alguns dos mais talentosos designers nacionais.
E porque o mundo não é mais do que ?uma proposta muda para que falada exista?, passem a palavra."
Galeria Armazém Rua da Vinha, Lisboa. Até 15 de Abril, 3ª a 5ª e dom:15h-21h. 6ª e sab: 15h-22h. Entrada gratuita
in le Cool

Teatro Branco Rosa

"Vulgar é um adjectivo que é impossível aplicar a esta peça. No entanto, podemos sempre questionar a realidade e a ficção.
Uma mulher isola-se, afastando-se da sociedade, com o intuito de desenvolver todas as possibilidades de estar só. Para poder ser tudo e não ter que afirmar nada, come o seu próprio sexo. Lança-se às memórias e relata a sua intimidade.
Questiona a sexualidade e a assexualidade. Sem sexo, desenvolve uma teoria de auto-suficiência. Narcísica e angelical. Mas a teoria vai desmoronar-se?"

Chapitô: Costa do Castelo, Lisboa. Até 16 de Abril, 5ª a domingo, às 22h.
in le Cool

segunda-feira, abril 10, 2006

Os novos albúns na Zona 8 (parte 3)

Booka Shade - "movements"
ainda sem edição oficial, por aqui roda em promo, o novo da dupla Walter Merziger e Arno Kammermeier mostra-se mais calmo que o anterior "memento", reflexo da estadia da dupla na Penisula Ibérica e Ibiza e mais notado na faixa "paper moon", que certamente vai rodar com intensidade nos restaurantes e bares de praia da ilha branca. É tambem neste longa duração que aparece a 1ª manifestação politica dos Booka Shade: a faixa "hallelujah USA", uma faixa downtempo inspirada pelo fundamentalismo cristão de terras de Tio Sam.
Mais uma vez a Get Physical a demonstar porque foi considerada pela revista DJ como a melhor editora de 2005.


Isolée - "western store"
este albúm é, nem mais nem menos que, a reunião e remasterização de antigos máxis de Isolée recolhidos por Jörn Elling (dos Alter Ego), ou seja electro house e tech-house de melhor colheita.
A editora afirma que este é o complemento ideal para o albúm "we are monster".

Palettes de sabor...

Um japonês (quem mais poderia ser) inventou a "Breath Palette", uma linha de pastas de dentes com 31 sabores. Uma para cada dia do mês.
Os sabores desta "Breath Palette" vão do café com leite, pêssego branco, mação fuji, pudim de abóbora, entre outros 27.

World Press Cartoon

A atribuição e a divulgação dos prémios do "World Press Cartoon - Sintra 2005" realiza-se no próximo dia 20 de Abril, aquando da realização da 2ª Gala do World Press Cartoon, no Centro Cultural Olga Cadaval, às 21H30.
Logo de seguida será inaugurada a exposição, sendo então possível visionar os 464 trabalhos de 213 cartoonistas de 48 países vão estar em exposição de 21 de Abril a 20 de Maio no Centro Cultural Olga Cadaval, lugar de encontro das melhores obras de humor gráfico que se publicam nos principais jornais internacionais.
Cartoons editoriais, caricaturas e desenhos de humor são um espaço crítico único e insubstituível da Imprensa. São um instrumento de opinião privilegiado, que abre horizontes universais da crítica social e política pela imagem. É um domínio jornalístico em que o intercâmbio internacional se deve praticar de forma intensa.

The Simpsons no cinema

A estacão televisiva britanica BBC anunciou no passado dia 1, que em 2007 a familia mais amarela da história, os Simpsons terão a sua estreia no grande ecrã.
Já na 17ª temporada de emissões, e com mais duas temporadas já encomendadas, o que garantirá pelo menos 19 anos de presença no pequeno ecrã, e até 2008, eis chegado o momento, finalmente a estreia no cinema para a série de TV, de entretenimento e de horário nobre, de maior duração nos EUA.
O filme será lançado nos EUA em Julho de 2007, e por agora já se pode ver por lá (e já pela net…), como teaser antes do filme “Ice Age 2”, um “trailer” de 25 segundos, com a presença de um muito esquecido “maior herói da história americana” Homer Simpson.

Os novos albúns na Zona 8 (parte 2)

Layo & Bushwacka! - "feels closer"
O regresso em 2006 dos dj's residentes do club londrino The End. Neste novo trabalho teem participacões de Green Velvet, Mino Cinelu, Tim Hutton, Rogério Flausino, Alison Jiear, Jessy Molnar e Ella Fitzgerald & Louis Armstrong. Entre o house e o breakbeat.

Swayzak - "route de la sack"

Trabalho duplo que apresenta raridades e remisturas para outros artistas desta dupla com o seu som caracteristico.



Os novos albúns na Zona 8 (parte 1)

Nightmares On Wax - "in a space outta sound"
o dub electrónico num albúm para ouvir... nas calmas. Em ambientes com fumos á mistura.


William Orbit - "hello waveforms"

o muito esperado regresso de William "strange cargo" Orbit. Muita melodia, ambientes calmos e muitas ondas sonoras e espirituais. O tema "fragamosia" costuma muitas vezes fazer as honras de abertura das Lounge Sessions no Biblioteca Nova Era Caffe.


"The Collection" de Bruno de Almeida

Com um grupo de actores nova-iorquinos que inclui John Ventimiglia, (Os Sopranos), surge agora a nova longa-metragem do realizador Bruno de Almeida intitulada “The Collection”.
O filme é constituído por 24 pequenas histórias filmadas em Nova Iorque, entre Maio de 2001 e Dezembro de 2005, e foi concebido como um projecto multimédia que o realizador desenvolveu com os seus actores, ao qual chamou “DV workshop”.
Durante este período, as histórias foram desenvolvidas em conjunto, e os filmes foram produzidos em formato digital, e exibidos no site
à medida que iam sendo feitos.
O grupo de actores em “The Collection” conta também com Johnny Frey, Drena De Niro, Anthony Zaccaro, Sharon Angela, Michael Buscemi, Denise Greber, Victor Villar-Hauser e Nick Sandow.

quarta-feira, abril 05, 2006

As noites no Mercado lisboeta


Quinta 13.Abril - Carl Craig (Planet E, Detroit USA)
Quinta 6.Abril - Le Futur Pompiste (Finlandia)
Sexta 7.Abril - Dj Carlton (De Duivel/Roxy Club, Amesterdão)
Sábado 8.Abril - Faze Action (Nuphonic/Papa records, UK)
Sábado 29.Abril - dZhian & Kamien (Couch Records, Vienna)

Quinta 25.Maio - King Birtt (FiveSixRecordings, Philadelphia USA)
Sábado13.Maio - MJ Cole (Talkin' Loud, UK)

O Paraiso da dance music na Madeira

[clica para aumentar]

Cerâmica.com em Ponte de Sor

A Biblioteca de Municipal de Ponte de Sor vai inaugurar a 8.Abril a Exposição de Escultura “Cerâmica.com” de Paulo Óscar, pelas 16h30, com a presença do artista, que às 17h30 participa na conferência "A Escultura Cerâmica", seguida de "Desenhar a tradição - Experiências de inovação nas olarias de S. Pedro do Corval", pela Eng. Maria Helena Arroz (Directora Técnica do CENCAL).
A exposição estará patente ao público até dia 2 de Maio de 2006.

Em Foco - Fotógrafos Portugueses do Pós-guerra

Em foco estão António Sena da Silva, Augusto Cabrita, Carlos Afonso Dias, Carlos Calvet, Eduardo Gageiro, Fernando Lemos, Francisco Keil do Amaral, Gérard Castello-Lopes, João Cutileiro, Jorge Guerra, Manuel Costa Martins e Victor Palla.
Nomes sonantes de 12 fotógrafos portugueses do pós-guerra.
Alguns a fotografar até hoje, pelo que poderemos ver não só trabalhos pouco conhecidos das décadas de 40, 50 e 60 como fotografias presentes.
Vale a pena ver a colecção da Fundação PLMJ, que edita um catálogo com tudo para focarmos então.
A exposição está patente no Museu da Cidade, no Campo Grande, Lisboa, de Terça a Domingo até 28.Maio.