sexta-feira, março 31, 2006

Stencil Art





Um stencil é um desenho, número, letra, ilustração, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou em outros materiais. O stencil obtido é usado para imprimir imagens sobre um sem-fim de superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
Por extensão de sentido, um stencil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão e a base da pintura serigráfica.

O stencil é uma forma muito popular de graffiti, visto que é uma técnica rápida e simples, facilitando atitudes ilícitas ou socialmente reprováveis, dependendo da cidade ou do lugar que será grafitado.

Um dos artista mais conhecidos nesta arte é o inglês Bansky.
Adaptado de Wikipedia.org

Mais stencial art em:
stencilrevolution.com
stencilboard.at

quinta-feira, março 30, 2006

Sasha e Digweed em filme

Está finalmente pronto, e á venda, o dvd da digressão Delta Heavy de 2002 dos dj's Sasha e John Digweed pelos Estados Unidos.
Neste dvd pode-se ver as 35 actuações em 66 dias, da dupla por terras do Tio Sam. "É sobre os dj's e as pessoas. Conhecemo-nos á 14 anos, o que faz com que as digressões sejam muito divertidas", afirma Digweed.
Este documentário-filme vem completado com 14 faixas musicais como "Mr Tides" de Sasha ou "Emerald" de Bedrock (projecto de Digweed).
As aventuras e desventuras de Sasha e Digweed, por enquanto só esta oficialmente á venda nos E.U.A. e nos sites de
John Digweed e de Sasha.



Mais info em :
John Digweed
Sasha

Exposição Made of Cork

A Cortiça é o personagem central da exposição apresentada pela Faculdade de Arquitectura (Rua Sá Nogueira, Alto da Ajuda, Lisboa) no espaço Cubo.
Aqui vemos como nasce a cortiça, desde a casquinha dos sobreiros até às rolhas do bom vinho. Aqui ficamos a saber que as células da cortiça estão preenchidas de uma mistura de gases semelhante ao ar. Que uma prancha de cortiça contém cerca de 60% de elementos gasosos, explicando a leveza única da cortiça. Para além disso reúne as características únicas de ser 100% natural, reciclável e biodegradável, impermeável a líquidos e a gases, elástica e compressível, de boa isolação térmica e acústica, incombustível e muito resistente ao atrito.
De Segunda a Sexta das 10h30m - 13h e 14h - 16h30m.
A entrada é gratuito.

codigo da vinci...?

quarta-feira, março 29, 2006

Coca Cola Blak

Sem duvida que umas das bebidas favoritas da Zona 8 é... a Coca-Cola.
Recentemente esta marca lançou, em alguns países europeus, como França e Reino Unido, a Coca-Cola Blak.
Este novo produto junta na mesma garrafa a coca (salvo seja, como diz o meu amigo Rui) ao café, o que provavelmente vai fazer com que fiquemos com mais energia para curtir (salvo seja) a noite toda.
Para quando em Portugal?

Alice Russell

"Oriunda do universo da editora Tru Thoughts, label do ano para os ouvintes do Gilles Peterson Worlwide Show da BBC Radio 1, Alice Russel ganhou uma reputação invejável, sendo considerada uma das melhores vozes do Reino Unido na actualidade.
As suas colaborações com Quantic e Quantic Soul Orchestra, bem como a admiração confessa dos Massive Attack contribuíram também para elevar ainda mais este estatuto.
A voz de Alice tanto tem algo de intemporal como também de tremendamente moderno, com uma essência bluesy e soul, mas que incorpora facilmente elementos que vão do funk ao jazz passando pelo gospel.
Seja em disco ou ao vivo é impossível ficar-lhe indiferente. Quem não conhece a interpretação dos Nostalgia 77 de Seven Nation Army , com a poderosa e doce voz de Alice, perde simplesmente uma das melhores versões de 2005.
Já com dois álbuns na sua carreira, "Under the Munka Moon" ( 2004) e o mais recente "My Favourite Letters" (2005), ambos produzidos por TM Juke, é ao vivo que as música de Alice Russell ganham a sua expressão total, com uma capacidade de agarrar as pessoas e causar aqueles arrepios na nuca! "
in Luxmail # 213
Alice Russell vai estar ao vivo no Lux (Lisboa) esta Quinta, dia 30.

Museu do apartheid em Portugal


A Embaixada da África do Sul, em colaboração com o Instituto Camões e a Câmara Municipal do Porto, apresentam, de 28 de Março a 7 de Abril, a exposição do Museu do Apartheid, em Joanesburgo, que estará patente no Palácio do Freixo (Porto), “DO APARTHEID À DEMOCRACIA – A LUTA PELA LIBERDADE NA AFRICA DO SUL
A exposição consta de trinta e quatro painéis ilustrados e documentados, evocativos de momentos chave de um dos períodos mais marcantes na história da África do Sul, transmitindo uma importante mensagem que não deve ser esquecida: as perigosas consequências do racismo e da discriminação e as vantagens da resolução pacífica dos conflitos.
A exposição pretende também marcar a comemoração, em 2006, do 50º aniversário da Marcha das Mulheres contra a Lei do Passe e o 30º aniversário da Revolta do Soweto contra a obrigatoriedade do ensino em língua africânder.

terça-feira, março 28, 2006

Musa Tour

Depois de ter passado por Barcelona a Musa Tour pára em Lisboa.
Até dia 30 de Abril, podem descobrir uma selecção de trabalhos dos “novos” designers portugueses da responsabilidade da Musa Collective. A exposição está patente na Fabrica Features Benetton (no edificio da Benetton) no Chiado e a entrada é livre.
A exposição é constituída pelo trabalho de diversos artistas nacionais sob a forma de posters, canecas, LAGAS (cinco modelos da conhecida mala da KruKurva) e apresentações de vídeo. Para além disso, quem se deslocar ao Chiado pode também ficar a conhecer os novos produtos de merchandising da Musa Collective, bem como a nova linha de poufs elaborados em parceria com a Poufmamma.

segunda-feira, março 27, 2006

(Vejam este video espectacular)

As mais rodadas por DJ Deev


As mais rodadas na Zona 8 por DJ Deev em Março 2006:

BEANFIELD close to you (M. Fulton remix) [Compost]
AQUA BASSINO look to the sun [F Comm]
MIGUEL MIGS life and music (dub-a-tech mix) [Salted]
DIZCO TOASTER coochies & champagne [white]
DR KUCHO rain ( I want a divorce) [Disc Doctor Records ]
CRISTIAN PANDURARU sharing the confidance [white]
METRO AREA proton candy [Eviron]
THE TIMEWRITER love is beautiful [Plastic City]
SANTESSA just when I … (J. Claussel sacred dub) [Ohm]

COLDER to the music (Engel remix) [Output]

Hed Kandi de Páscoa

(clica para aumentar)

A Hed Kandi vai estar de regesso ao Ministry Of Sound de Londres para a Páscoa.
Se passarem perto, aproveitem e parem, porque é uma boa oportunidade para ouvirem boa house music e estarem numa festa com imenso glamour e caras bonitas.
«Destroy Rock'n'roll» é o titulo para este número do Urban Collective.
Descubram mais aqui ou vão a «Os suburbios da Zona 8».
Para o proximo mês Warhol é o tema.

Birdy Nam Nam

Curiosamente, descobri este colectivo de dj's no "Jazz Sequence Mix" da Mezzo TV.
Os Birdy Nam Nam são um grupo de dj's franceses constituido por Crazy-B (Alliance Ethnik, 7 vezes campeão de França, vários titulos internacionais,...), DJ Pone (Double H DJ Crew, Svinkels, Triptik, 4 vezes campeão de França, varias vezes campião da Europa...), Need (Campeão de França DMC 2002) e Lil' Mike (Campeão de França DMC 2001) que já ganharam vários prémios entre os quais o DMC Technics 2002 World Team Championship ( o Campeonato Mundial de DJ's por equipas).
No seu album de estreia homonimo, acabadinho de sair, a música é totalmente criada através de gira-discos, fazendo-o com toda a mestria, fazendo do gira-discos um instrumento ao mais alto nivel.
O seu som pode ser descrito como hip hop abstracto, com algum electro e old school á mistura.
No site do grupo podem ouvir algumas faixas e verem como é a arte dos Birdy Nam Nam.
Para nota final, o nome do grupo vem do livro, de 1968, de Peter Sellers «The Party», que em filme foi realizado por Blake Edwards.

quarta-feira, março 22, 2006

Até 16 de Abril, a Assembleia da República é também uma galeria de arte.
Cerca de 80 obras de mais de 45 artistas portugueses e estrangeiros trazidas pela Fundação Serralves, naquela que é a sua primeira visita a Lisboa, desafiam o público em geral a entrar no parlamento.
É uma experiência que começa na escadaria com uma instalação de Pedro Portugal e termina na Sala do Senado, passando pelo Salão Nobre e os corredores circundantes.
Paula Rego, Thomas Scutte, Pedro Cabrita Reis, Juan Muñoz, Helena Almeida são alguns dos artistas presentes.
Convidem amigos, família ou colegas de trabalho. Só não apareçam sozinhos porque as visitas apenas são feitas em grupo.
A entrada é livre.
Mais info aqui

Sesta em conferência nacional

A cidade alentejana de Estremoz vai receber, no próximo dia 1 de Abril, a Iª Conferência Nacional da Sesta, anunciou a Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS).
A APAS, com cerca de 200 associados - entre os quais o antigo Presidente da República Mário Soares - foi fundada em Junho de 2003 e tem membros em todos os 18 distritos do País.
O objectivo, a curto prazo, é ter associados em todos os concelhos.Os seus dirigentes estão convictos de que a sesta "fará a diferença, para melhor" nos locais onde tem aderentes, "num tempo cada vez mais marcado pelo pulsar alucinante do fluir acelerado dos quotidianos".
"A arte da pausa restauradora de energias e a harmonia dos ritmos biológicos serão referências da qualidade de vida", acreditam os promotores da APAS.
A Iª Conferência Nacional da Sesta, que pretende fazer de Estremoz a 'Capital da Sesta 2006'.
Sociólogos e médicos vão intervir na sessão, apresentando os benefícios da sesta para o ser humano.
Os propósitos da APAS são sérios, defendendo que a prática regular da sesta a seguir às refeições é benéfica para a saúde e para a qualidade do trabalho produzido depois.
Segundo um estudo universitário divulgado em França, a sesta reduz mesmo o risco de acidentes laborais e aumenta o rendimento do trabalho. Um outro relatório, elaborado pela NASA, a Agência Espacial norte-americana, refere também que um descanso de 40 minutos no meio do horário de trabalho aumenta em 34 por cento o rendimento individual.

pirataria...

"sábado 11.03.2006 no maxime circulava a notícia de que na vésperatinha havido uma rusga da polícia de cdr's.
disseram: 80 euros por faixa.
ainda continua a não se saber muito bemo que pode ser feito para provar que se possuem os originais, quando se têm - é na esquadra?
e basta apresentar cópias originais, mesmo que não sejam próprias?(pedi-las a amigos?)
também já ouvimos falar em facturas,mas isso deixa de fora discos oferecidos, demos, promocionais, etc.
depois ouve-se falar no destino incerto das multas- o dinheiro vai também para os criadores ou fica apenas a circular e reproduzir-se nos cofres do estado?
e os criadores com excesso de zelo, devem ser desprezados quando exigem os seus cêntimos de cada vez que a sua música se ouve na rádio? e todas as questões de ética? dj's pagos pelo seu trabalho mas que não pagam pela matéria-prima que utilizam, por exemplo.
no final de todas as perguntas,a contribuição da humanidade é complicar as questões ao disponibilizar legalmente meios de cópia cada vez mais sofisticados.
não se pode oferecer um gelado e dizer para não comer, comprar um carro mas nunca meter combustível, não é possível colocar essas regras, o ser humano não é capaz de as cumprir.
sabendo que, em princípio, toda a gente se opõe à pirataria,o passo seguinte na consciência é saber se ao agir correctamente não estamos também a ser enganados .
o combate da pirataria é tão ou mais sinistro e sombrio e duvidoso que o próprio acto ilegal.
é tudo muito confuso e, como em quase tudo, zero conclusões absolutas.
se não gostam de discos e apenas de música não podemos fazer grande coisa por vocês, desculpem.
se a vossa cena é a mímica, ao lado corre o mundo do karaoke, com as suas versões de originais originais (outra vez iznogud: queria ser califa no lugar do califa) "

in lust#203 by Flur

sexta-feira, março 17, 2006

De Quinta a Domingo, o Biblioteca Nova Era Caffe, em Matosinhos,
recebe a presença de DJ Deev
para o melhor jazz, soul, lounge e deep house.
Das 22 ás 02 horas.

Phonique em Vila do Conde

Sound Bits

Perversos

Trata-se de teatro comico-romântica urbana de David Mamet e dirigida por Marcantónio Del Carmo e João Didelet com Bruno Simões, Joana Seixas, Patrícia Bull e Sérgio Praia.
"Perversos" conta a história do caso amoroso do empresário Danny e a publicitária Debby, do primeiro encontro até ao final da relação. Eles até poderiam ter sucesso no seu relacionamento, não fosse a escolha dos seus confidentes, Bernard e Joan. Bernard não quer perder o amigo dos copos e Joan tem medo que a amiga se case e deixe de sair com ela. Vão por isso fazer tudo para que a relação entre Danny e Debby se transforme numa constante trapalhada cheia de equívocos divertidos e historias mal contadas.A peça consiste numa série de cenas, instantâneos, monólogos ou diálogos cheios de humor. Inicialmente, nem todos eles parecem ter uma ligação uns com os outros ou seguir um enredo.
Em exibição:Porto: Passos Manuel, 9.Março a 8.AbrilLisboa: Auditório Camões, 13.Abril a 14.Maio

domingo, março 12, 2006


As mais rodadas na Zona 8 por DJ Deev em Fevereiro 2006:
(por ordem aleatória)

BRUNO FROM IBIZA esa magia [Pschent]
URSULA RUCKER black erotica [!K7]
JULIEN JABRE swimming places (Jerome Sydenham mix) [Defected]
ROY AYRES tarzan (Âme remix) [BBE]
TRENTEMØLLER late night cap driving [white]
FISCHERSPOONER a kick in the teeth (Tiefschwarz mix) [EMI]
TATSU highland / glass and mountains [Monotonik]
KELLY POLAR vocalise (from here to polarity) [Environ]
DVORAK symphony #9 (Morgan Page remix) [white]
DUDLEE deviation (Twin Paul Keeley remix) [Epsilon]

O Futuro Hoje 3: Treetend

A Treetent é uma tenda completamente inovadora, que faz lembrar um casulo, criada por Dré Wapenaar.
Originalmente criadas para activistas da protecção da natureza para que pudessem dormir nas árvores que tentavam salvar, impedindo que fossem cortadas, o projecto Treetend foi comprado pelo director do campo de campismo Hertshoorn Camping, na Holanda o que o tornou num enorme sucesso.
Nesse mesmo campo pode ser visto um outro projecto de Dré Wapenaar, o TentVillage .
Uma Treetent mede cerca de 4,5m de altura por 2,7m de diâmetro e tem espaço para albergar uma família (2 adultos e 2 crianças pequenas).

drewapenaar.nl

sexta-feira, março 10, 2006

Jazzanova e Rodney Hunter no Mercado

Os alemães Jazzanova são oficialmente dj's residentes no Clube Mercado. De três em três meses teremos a visita deste colectivo pertencente às editoras Compost Records e Sonar Kollektiv.
A próxima data é Sábado 25.Março e desta vez vem Alex em nome do colectivo. A noite vai contar ainda com Ricardo Manaia + Tiago Dias / video by Lisbonimageshooters.
O espaço do mesmo clube lisboeta vai receber tambem a visita de Rodney Hunter da austriaca G-Stone na Sexta, dia 30.Março. Na mesma noite actuam ainda os portugas Jalex + Ka§par / video by J "The Video" K.

Âme e Carl Craig no 31

Mais uma vez o bar Trinta e Um, na Foz do Porto, vai receber dois nomes grandes da música electrónica internacional.
A primeira data é a 14.Abril com Carl Craig, uma das maiores (senão a maior...) referências da música electrónica contemprânea que parte da 2ª geração do techno de Detroit.
A segunda data é a 19.Maio com o projecto Âme, da Sonar Kollektiv (Alemanha) que praticam um som house com muitas influências de Detroit.


Infos em:
trintaeum.com

Spring Alive

Dar as boas vindas aos mensageiros da Primavera é um dos efeitos do Spring Alive, um projecto inovador promovido pela BirdLife International, que pretende envolver as crianças, as suas familias e as escolas na observação da migração das aves.
As aves escolhidas foram 4, e que existem em grande parte dos países da Europa: a andorinha-das-chaminés, o cuco-canoro, o andorinhão-preto e a cegonha branca.
A chegada destes mensageiros pode ser acompanhada no site do projecto

springalive.net

Ursula Rucker com 3 datas para Portugal

A spoken word urbana de Ursula Rucker está de regresso com “Ma`at Mama”(ver artigo referente nos arquivos de Janeiro da Zona 8), um disco que será apresentado em três concertos: dia 16 de Março no Lux em Lisboa, dia 18 de Março no Hard Club em Vila Nova de Gaia e dia 19 de Março na Casa das Artes de Famalicão.
Agora a espectativa aumenta: no tema “Libations”, Ursula Rucker cita uma enorme lista de “personalidades” e figuras, nossas antepassadas, pedindo-lhes para “olhar por todos nós”, nessa lista encontramos Amália e “Ferdinand Paseo”, ou seja Fernando Pessoa (Ursula já pediu desculpa pelo erro numa recente entrevista ao jornal Blitz). Agora temos a certeza que Portugal está no coração da poetisa, talvez ela já consiga sentir "saudade", esse sentimento tão português.

Mais info:
Lux
Casa das Artes de Famalicão
Ursula Rucker
K7

Secret: o circo do futuro no CCB

Apresenta-se como um espectáculo de circo diferente.
Daqueles que conseguem pôr qualquer um a sonhar durante quase duas horas, independentemente da sua idade.
Entre os dias 7 e 26 de Março, é a isto que se propõe. No espaço Circo do Centro Cultural de Belém .
Secret” é um espectáculo que busca uma nova fenomenologia para o circo, partindo de formas geométricas e leis da Física para desenvolver o próprio processo artístico. No palco, objectos criados com base na ciência inovam o território das artes. O resultado é uma alquimia de uma fulgurante beleza que interroga a nossa relação com o equilíbrio e a beleza.
Os preços variam entre os 6 e os 16 euros.


Mais info:
ccb.pt

O master do electro-disco-house em Portugal!!!

(clica para aumentar)

terça-feira, março 07, 2006

Alecrim aos molhos...

O Alecrim aos Molhos é um Centro de Cultivo de Plantas Aromáticas e Estudos Ambientais, inserido numa propriedade localizada no Vale do Sorraia (mais exactamente na Herdade do Vinagre, Coruche), em plena paisagem ribatejana.
Por lá cultivam-se plantas aromáticas, preparam-se alguns produtos de uso culinário como: vinagres aromáticos, temperos, flor de sal aromatizada e chás.
Uma viagem através de novos e antigos sabores, de aromas intemporais, em espaços e paisagens com rostos de Inverno, de Verão, de Primavera ou de Outono, todos diferentes, todos sedutores.

Urban Collective de Março

Este mês o colectivo mundial de arte digital Urban Collective,um dos favoritos da Zona 8, tem como tema «My Super Hero».
Passem por lá, e descobram muitas mais coisas.

urbancollective.com

O Futuro Hoje 2 : MMR-60

Para ouvir música em qualquer lugar existe agora o Sony Ericsson MMR-60.
O MMR-60 é um transmissor fm que se ligar ao telemóvel podendo ser ouvido no qualquer rádio fm.
Podes então debitar o teu som no carro, em casa, numa festa á beira mar, no meio do campo, etc, etc.

O Futuro Hoje 1 : E-Dog

A Hasbro criou um robot de estimação a que chamou de E-Dog.
Trata-se de um cãozinho que adora música.
O cão E-Dog, que late, dança e faz gracinhas quando ouve música, pode ser conectado ao leitor de MP3, ao leitor de CD ou ao computador.
Este animal de estimação do Séc. XXI já é a companhia para muitos famosos.
O seu preço ronda os 41 Euros.

Dance Club de Março

quarta-feira, março 01, 2006

Na Rua de Paris com Aqua Bassino

Quase 10 anos depois da sua estreia, o escocês Jason Robertson, conhecido no meio musical como Aqua Bassino, está de regresso.
Em «Rue de Paris», o novo disco, vamos encontrar o “blues” de varias cores e feitios, de Detroit (St. Germain / Laurent Garnier) a Louisiana ou mesmo o reflexo das nossas vidas, seja nas grandes metropoles ou nas pequenas cidades.
Apesar de tudo, Aqua Bassino apresenta em «Rue de Paris», 10 temas cheios de luz suficiente para não nos deixar deprimidos, uns mais para a pista de dança, outros para acompanhar um bom cocktail. Ou seja podem encontrar house, deep house e nu blues.

Aqui na Zona 8 gostamos de ouvi-lo aos domingos á tarde ou em dias que queremos descansar a alma e alimentar o espírito.

Mais info em: