sexta-feira, maio 27, 2005

Jazzmental


De Ennio Morricone a AEB feat Jneiro Jarel & Karen Gibson passando por Vikter Duplaix ou Mark De Clive Lowe. Uma viagem proposta pelo mago da música negra urbana, King Britt, com paisagens nu-jazz e broken beat. "Jazzmental" apresenta um tema em exclusivo: King Britt pres. Scuba feat Lizz Fields - "our time". Como sempre King Britt é certeiro na escolha das faixas. Voltaremos a este disco... certamente.

Zona8, a celebração de uma nova cultura.

Volte-Face


Numa tentativa de recriar uma Orpheu em pleno século XXI, aproveitando os meios actuais, nasceu a Volte-Face, uma revista/álbum de poesia realizada pelo projecto de intervenção poética »PIM! (faz-vos lembrar alguma coisa?), da Associação Cultural Conflito Estético, numa hábil mistura de Poesia e artes do design experimental.
Segundo a própria associação, este é “um espaço de acerto, cogitação e desvio acerca dos valores, mentalidade(s) e das relações de poder subjacentes ao meio social, cultural, económico, político e relacional circundantes.” Os objectivos a que se propõem e ideias defendidas fazem em tudo lembrar a já referida revista do início do século XX e a mesma insatisfação que Almada de Negreiros, já no seu Manifesto Anti-Dantas e por extenso bradava ao País. Porque se está num estado de passividade e se quer mudanças. Rapidamente.
Estas ideias são logo ditadas no editorial: “O eterno conflito está por resolver naqueles que ruminam em torno da revolta e nos que aceitam subtrair-se à resolução do mesmo, resignando-se àquilo que está determinado pelo interesse dos outros.” O manifesto continua afirmando que se está num estado de letargia, quando o se quer é “pão e circo” e nada mais interessa. Surge então aqui o Volte-Face. Quer-se chamar a atenção para o estado das coisas e agitar as águas, tornando-se imperativo que todos e cada um de nós o façam no dia-a-dia, com a revista a ocupar o papel de despertar das mentes.
A revista aparece assim com uma distribuição exclusiva em Lisboa (excepção feita para os internautas que a podem encomendar), de 5 mil exemplares e com uma qualidade de impressão e acabamento impressionantes, o que nos chama à atenção de que um bom apoio (neste caso da Câmara Municipal de Lisboa) ajuda sempre a elevar os nossos ideais. Divide-se em cinco actos, a que lhes antecede um prólogo e termina com um natural epílogo.
Com os poemas completamente a cargo de Sara Évora Ferreira e J. C. Jerónimo, a revista vai evoluindo sempre com temas actuais e naturais desabafos com o que de mal se passa nos nossos dias, em que o poema “A cobra institucional” é apenas um sugestivo exemplo. O design cabe a Carlos Cavaco e Dinis Simões, que conseguem aliar de forma original os poemas à parte gráfica, tornando a revista muito cativante e (ainda) mais agradável de ler.
Para aqueles que se interessam não só por poesia, mas também por design, a Volte-Face é altamente recomendável e verdadeiro objecto de colecção.

Pode ser encontrada em várias livrarias alfacinhas, mas também em " www.volte-face.conflitoestetico.com ".

in Rua de Baixo

Hotel...Design





Em Copenhaga (Dinamarca) existe agora o Hotel Fox, um hotel cheio de design onde são aplicadas novas técnicas e possibilidades de ilustração em termos de interiores num espaço 3D. Todo o espaço foi concebido com mobiliário, papel de parede, tapetes, peças de decoração criados especialmente para o projecto.
O Hotel Fox pretende, durante 5 anos, mostrar as visões da vivência urbana de vários artistas internacionais de áres como arte urbana, design e ilustração.
Conheçam o hotel mais " cool " do planeta: " project-fox.org "

Bonecos de Design


O site " www.kidrobot.com " não vende brinquedos para crianças. os bonecos de vinil ou " brinquedos de design ", como são conhecidos, são o centro de um movimento, formado em 1997, com cultura própria, rivais, herois e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do graffiti de renome mundial como Brian Kaws, Michael Lau e Spanky. Com 5 a 30 cm de altura, os bonecos são feitos em pequenas series.

quarta-feira, maio 25, 2005

Dance Club Awards

A Zona 8 é parceiro oficial dos Dance Club Awards.
Votem em www.danceclub.pt .
Fiquem atentos a mais info brevemente.
"O século XXI vem reforçar a ideia de que a música é cada vez mais uma arte plural. A música é construída de muitas músicas."

terça-feira, maio 24, 2005

Um disco... Jazztronik "samurai"

Descobram o disco do momento da Zona 8.Chama-se "samurai" o mais recente album do japonês Ryota Nozaki aqui sob o disfarce de Jazztronik ( "www.jazztronik.com" ).Por lá podemos encontrar nu-bossa nova, house, broken beat, nu-jazz, enfim tudo aquilo que faz mover o nosso corpo e sacar-nos um sorriso na face.

Revista (de arte)

"O corpo como forma de arte". É este o lema da Umbigo, uma revista nacional que já se encontra no seu numero 12. Esta último edição fala de Floria Sigismondi ( a realizadora de videos para gente como Marylin Mason ou David Bowie), o regresso de Cicciolina ou as novas relações entre corpo e espaço de Sérgio Prego. Visitem o sitio " www.umbigomagazine.com " e descobram esta maravilha...

Benvindos!!

Depois do "site" da Zona 8 ( zona8.no.sapo.pt ) eis que surge agora o blog da Zona 8 ( o Zona8Lifestyle ) onde se tentará dar todo o que de melhor e mais refrescante se passa na música electrónica e cultura urbana. Instalem-se confortavelmente e sintam-se à vontade.